Missão

MISSÃO

“A Associação tem como escopo principal a proteção de pessoas e bens, designadamente o socorro a feridos, doentes ou náufragos e a extinção de incêndios.” In nº 1 do Artigo 3º dos Estatutos da AHBVAC

VALORES

HUMANIDADE – Valor basilar da Associação ao ponto de figurar na sua designação formal. O desempenho da Missão da AHBVAC implica a prática constante deste Valor Maior que está relacionado em primeira linha com a proteção da vida humana e com a prevenção e mitigação das circunstâncias que possam direta ou indiretamente causar qualquer espécie de sofrimento humano independentemente da nacionalidade, raça, sexo, religião, ideologia, condição social ou económica de quem necessita de socorro.

VOLUNTARIADOValor estruturante da Associação. Nele assenta a essência da sua existência e é um pilar do seu desenvolvimento e integração na comunidade. Promove a valorização individual como principal recompensa e o espírito de trabalho em equipa como meio privilegiado de conseguir melhores resultados. O exercício voluntário e desinteressado de atividades relacionadas com a Missão reforça os restantes valores com particular ênfase para o da Humanidade.

INTEGRIDADE e ÉTICA Os Colaboradores e Voluntários da Associação valorizam os interesses da instituição e os da comunidade que serve e pautam a sua atuação e desempenho pelo respeito integral da Lei e pelo escrupuloso cumprimento dos regulamentos internos, balizando o seu comportamento pessoal e coletivo por elevados padrões de ética, contribuindo dessa forma para o reforço da boa imagem pública da Associação e para o incremento do respeito e confiança dos seus concidadãos.

COMPETÊNCIACada Colaborador e cada Voluntário da Associação procura constantemente desenvolver as suas qualificações como forma de desempenhar com eficácia e eficiência as tarefas que lhe estão cometidas contribuindo decisivamente para a prossecução da Missão e para o desenvolvimento da instituição. Procura alinhar o seu desempenho de acordo com as melhores práticas reconhecidas e estabelece para si próprio patamares de excelência nos objetivos a atingir.

TRANSPARÊNCIA e RESPONSABILIDADEEnquanto reconhecida instituição de utilidade pública a Associação está sujeita ao escrutínio legal e regulamentar das entidades tutelares, da comunidade local e dos seus próprios Associados de forma individual ou através dos órgãos estatutariamente previstos. Os órgãos de gestão cultivam permanentemente uma postura de total transparência dos seus atos e assumem integralmente a responsabilidade pelos resultados alcançados.